sexta-feira, 21 de maio de 2010

Motivos do Nem Tão Longe

Eu nunca falei no blog sobre os motivos para a criação do Nem Tão Longe. Mas nunca é tarde, né? 

A pressão dos amigos existe há um tempo, há quase dois anos, quando JORNALISMO foi a opção marcada na inscrição do vestibular. Com a aprovação, a cobrança tornou-se algo mais frequente. A minha resposta era sempre a mesma: Ah, gente, eu ainda não me sinto preparada.
O Nem Tão Longe é, pra mim, a melhor forma de exercício daquilo que aprendo e vivo dia após dia na bendita UFMA. E exercitar é um ótimo caminho para aprender. Contudo, aqui, pretendo não só tentar fazer matérias jornalísticas. Quero também expor um ou outro texto de meus momentos de tensão, de alegria, de emoção; mostrar minhas músicas preferidas; falar de minhas leituras e descobertas; e, claro, treinar a escrita. 
Sobre o nome... Devo ter falado em algum lugar... Nasceu enquanto eu ouvia  "A Montanha" de Engenheiros do Hawaii:

"Nem tão longe, que eu não possa ver.
Nem tão perto, que eu possa tocar.
Nem tão longe, que eu não possa crer que um dia chego lá. 
Nem tão perto, que eu possa acreditar que o dia já chegou..."

É uma canção que tem muito de mim. Esse trecho me traz a ideia de que da realização de nossos desejos não está nem tão longe nem tão perto quanto parece. A expressão "nem tão longe", num contexto mais jornalístico, traz a ideia de que tratarei no blog de fatos ocorridos aqui mesmo - as novidades, os eventos, os problemas de São Luís, do Maranhão, do Brasil. Num contexto mais poético, me faz pensar nas coisas que acontecem aqui pertinho, dentro da minha mente... 

 
  
Se, hoje, for questionada sobre divulgar meus textos, minha resposta será a mesma, ainda com a criação do blog. Talvez, daqui a trinta cinquenta anos, eu tenha resposta diferente e até mesmo diga que, sim, eu estou preparada. Mas, agora, eu sou apenas uma estudante, uma aspirante... Uma admiradora daqueles que, após tanto tempo praticando, são considerados gênios do jornalismo, da literatura e das áreas afins. Então, eu só posso tentar, aprender, estudar e escrever, ler, escrever, ler...

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tá usando técnicas pra escrever, hein? Todos os posts têm um quê de pensamento antes de escrever... algo que eu não faço no meu blog. :P
    Para de ser besta, os posts tão bons sim. O importante é se fazer entender, é ler a opinião dos outros, tentar influenciar os outros a verem o que você vê. Escutar/ler críticas ajuda a evoluir. Começa a divulgar isso! haha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente tu criou o teu blog...rsrs

    ResponderExcluir